Biometria já atinge mais da metade dos eleitores do País

0
89

O recadastramento biométrico eleitoral já alcançou mais da metade do eleitorado. Alguns Estados têm as digitais de praticamente todos os seus eleitores. São os casos do Tocantins, Goiás, Sergipe, Paraíba, Amapá, Alagoas, Piauí, Roraima, Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal. Todos eles têm mais de 90% de seu eleitorado já atualizado. No País todo, 53% estão aptos a serem identificados pelas digitais no momento do voto. O primeiro turno das eleições ocorre no dia 7 de outubro.

A cada fase mais municípios são incluídos na lista de recadastramento obrigatório. Em São Paulo, 13% das cidades estão neste grupo. Já com os eleitores do exterior, o trabalho de recadastramento biométrico está apenas começando: só 2,3% deles já estão com o registro biométrico em dia.

Dia 9 de maio é o prazo final para que os eleitores possam ficar quites com a Justiça Eleitoral. Depois desse período, sem novas chances de recuperar o documento , como afirma o presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano. “O fechamento do cadastro eleitoral acontece 180 dias antes das eleições. Então, em hipótese alguma, terá um novo prazo. A determinação é do Tribunal Superior Eleitoral, assim como também não teve um novo prazo para a biometria”, pontua.

Para regularizar a situação com o TRE, o eleitor precisa apenas ir à sede do TRE, portando documento com foto e comprovante de residência.

Cecília do Lago, O Estado de S.Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui