Oficinas de beneficiamento do Licuri são realizadas em comunidades rurais de Sento Sé

0
25

O Beneficiamento do Licuri, palmeira nativa do bioma Caatinga, bastante encontrada no Sertão baiano, foi tema de atividades da primeira Campanha de Educação Ambiental do Conjunto Eólico Campo Largo – fase 2, em implantação pela ENGIE nos Municípios de Umburanas e Sento Sé.

As oficinas de“Beneficiamento do Licuri: práticas com potencial para geração de renda” foram realizadas entre os dias 18 e 21 de novembro nas comunidades de Barriguda da Brasília, Alegre e Campo Largo.

A ação levou informações sobre produtos da sociobiodiversidade da Caatinga; a importância do licuri para as populações tradicionais, seus aspectos culturais, nutricionais, ecológicos, potencial socioeconômico e benefícios à saúde. Os participantes também receberam orientações sobre as boas práticas de fabricação de produtos , incluindo higiene e condições sanitárias.

“Estudos mostram que é possível aproveitar o licuri na fabricação de inúmeros produtos, desde a polpa e amêndoas da espécie, em que são feitas compotas, iogurtes, geléias, sorvetes, licores, batidas, cocadas, barras de cereais; até as folhas da palmeira, com as quais se confecciona sacolas, chapéus, vassouras, espanadores e outros produtos artesanais. Diante disso, a ideia é incentivar a população local a fim de fortalecer a geração de emprego e renda em torno desta cadeia produtiva”, destacou a coordenadora de meio ambiente da ENGIE, Karen Schröder.

E para agregar valor na comercialização dos produtos fabricados, o grupo recebeu aulas com orientações de marketing para a criação de logomarcas, utilização das redes sociais, fabricação de etiquetas, participação de eventos, estimativa de custo de produção e formação de preço; elementos essenciais que vão contribuir para a padronização da marca e o sucesso das vendas dos produtos.

Para praticar os ensinamentos compartilhados, o grupo preparou diversas receitas como bolos, doces e biscoitos, que foram comercializados na feira livre de Umburanas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui