Moradores de Itapera em Sento Sé se impressionam com “luzes estranhas” vistas no céu

Pontos luminosos são semelhantes ao brilho dos satélites do projeto Starlink, que pretende criar uma rede universal de internet banda larga.

0
3472
Luzes semelhantes a essas foram vistas no céu de Itapera em Sento Sé (BA). Foto: Reprodução.

Será um pássaro? Um avião? Uma invasão alienígena? Moradores do interior de Itapera em Sento Sé (BA), observaram na noite deste sábado (11), um estranho fenômeno no céu: um “cordão” de estrelas brilhantes, se movendo em conjunto. Nas redes sociais, as pessoas comentaram terem visto as “luzes estranhas” em sequência se movimentando pelo céu. Assustados, eles mandaram vídeos relatando o ocorrido.

Embora impressionante, o fenômeno tem uma explicação. O Sento Sé Notícias obteve a informação do G1, que as luzes são provenientes de 30 satélites da constelação Starlink, da SpaceX, lançados ao espaço a bordo de um foguete Falcon.

O objetivo do projeto Starlink é desenvolver uma plataforma de satélites de baixo custo e alto desempenho. Esta constelação de satélites artificiais está em órbita terrestre baixa, ou seja, entre 350 e 1,15 mil km de altura. Por isso, são visíveis a olho nu e, pela primeira vez, no céu de Sento Sé. A empresa pretende lançar 12 mil satélites.

             

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui