7 de junho – Dia Nacional da Liberdade de Imprensa

0
54

No período da Ditadura Militar os veículos de comunicação no Brasil sempre tiverem forte vigilância relacionadas a censura. Não existia liberdade de imprensa, tudo passava pelo crivo do serviço militar.

Nesse período, muitos profissionais de comunicação (jornalistas, editores, fotógrafos), foram presos, torturados e mortos, e em memória desses, o dia da liberdade de impressa, tem mais significado,pois essa liberdade foi conquistada com muita luta e sangue derramado. O direito a liberdade, é constitucional, dos profissionais, jornalistas, e da sociedade. A data serve também pra reflexão, sobre o combate a repressão disfarçada, velada que na maioria das vezes quer negar ao cidadão o direito à informação.

Segundo o inciso IX do Art. 5º que trata dos Direitos e Garantias Fundamentais e Direitos e Deveres coletivos, diz o seguinte: “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença”.

Celebrar essa data nada mais é do que celebrar juntos a democracia, é celebrar o direito ao acesso a informação, por mais dura que ela seja. Ser livre não quer dizer desrespeitar a liberdade do outro, com isso, a imprensa obtém o direito de liberdade, mas sempre mantendo a ética, evitando a divulgação de fatos sem a apuração necessária.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui