Moradores de comunidades rurais de Sento Sé aprendem a produzir óleos corporais e sabonetes 

0
113

A ENGIE realizou mais uma edição da Oficina de Práticas de Produção de Óleos Corporais e Sabonetes utilizando plantas da Caatinga em comunidades rurais de Sento Sé. As atividades fazem parte da 5ª Campanha de Educação Ambiental do Conjunto Eólico Campo Largo 2, que tem por objetivo apresentar à comunidade novas oportunidades de geração de renda, em harmonia com a conservação ambiental.

Devido à pandemia, a ação foi realizada de forma semipresencial, com número reduzido de participantes. “Nessa fase, optamos pela multiplicação de conhecimento por meio da capacitação de representantes locais, que devem atuar como multiplicadores nas suas comunidades, compartilhando o aprendizado com os demais inscritos na oficina”, esclarece o gerente de Projeto da ENGIE, Giuliano Pasquali.

Além das lições teóricas e do apoio na produção, os participantes receberam kits para distribuição na comunidade, contendo material gráfico com informações sobre o potencial uso cosmético e terapêutico das plantas da Caatinga. Em complemento, o material oferece instruções técnicas para a produção de itens, além de insumos, tais como essência, extrato de base glicerinada e sacos para embalagem. “A diferença desse modelo é que a condução, o processo de decisão e os resultados serão diretamente geridos pelo educando, com o apoio do multiplicador local capacitado nas atividades”, informa Pasquali.

A primeira edição da oficina foi realizada em fevereiro de 2020 na comunidade de Brejo da Brásida. A experiência foi um sucesso e vem gerando renda para os moradores,que já estão comercializando a produção. “Na época utilizamos alguns materiais que sobraram da oficina para fazer as primeiras amostras para os possíveis clientes e logo em seguida surgiu a primeira encomenda para um chá de bebê. De lá pra cá o número de pedidos só cresce e continuamos nos organizando pra conseguir atender toda a demanda”, destaca a moradora, Mariluze Palha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui