Jornalista sentoseense realiza lançamento do livro “Sento Sé: Memórias de uma cidade submersa”

2
162
Foto: Leonardo Rodrigues

A Jornalista Adzamara Amaral, lançou nesta quarta-feira (16), o seu primeiro livro, intitulado “Sento Sé: Memórias de uma cidade submersa”, no Plenário Vereador José Custódio Pacheco, na Câmara Municipal de Sento Sé. O evento reuniu diversos educadores e pessoas interessadas em conhecer a história do nosso município a partir das memórias dos próprios moradores. Adzamara recebeu e conversou com todos os convidados, assim como autografou muitos exemplares. A obra é fruto do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em Jornalismo em Multimeios, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), sendo publicada pela editora Chiado.

Sobre o Livro 

No livro, o passado parece tão vivo como outrora. A autora reconstrói a sede da antiga cidade inundada pela barragem de Sobradinho, a partir de referências sobre o espaço – o cais, a antiga igreja, as ruas -; por ritmos mediados pelo tempo – a chegada dos vapores, o plantio, a extração da carnaúba -; e por lembranças da infância e da juventude no cotidiano da antiga cidade.

Ao olhar para a antiga cidade de Sento-Sé, Adzamara Amaral nos coloca em contato com relatos de senhores e senhoras que testemunharam as transformações ocorridas no espaço físico, nas tradições e nos costumes. O livro também compartilha uma saudade de um tempo vivido e as dificuldades de recuperar parte do seu patrimônio material e imaterial.

De acordo com Adzamara, o livro também é uma tentativa de registrar a história e os dados da cidade para as próximas gerações. “Caso não haja uma catalogação dos dados do município, das vivências, a história da cidade poderá se perder. Como as pessoas que guardam estas memórias já estão em idade avançada, também poderá não haver registro para as futuras gerações acerca do deslocamento da população, do cotidiano da cidade nem da cultura popular”, reforça.

Sobre a Autora

Foto: Leonardo Rodrigues

Adzamara Rejane Palha Amaral é natural de Sento Sé (BA), possui graduação em Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia (2008-2012), graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (1998-2002) e mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (2018-2019). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: memória e história oral da imprensa. Tem interesse em pesquisa, docência e Jornalismo.

Onde comprar?

Foto: Leonardo Rodrigues

O livro está disponível para venda em E-book pela Google Play Livros e Amazon no valor de R$: 9,00.

O livro físico pode ser comprado pelos sites: Amazon, Livraria Cultura e Livraria Martins Fontes no valor de R$:46,00.

O livro físico também está sendo vendido em Sento Sé pelo Blog pelo WhatsApp (74) 9 9967 4795.

Fotos: Leonardo Rodrigues

2 COMENTÁRIOS

  1. Amei estar presente nesse evento tão memorável! Me senti parte, me vi história na história dos nossos antepassados. Obrigada minha amiga Adzamara por tanta dedicação a esse excelente trabalho de resgate da nossa querida Sento-Sé. Obrigada ao blog Sento-Sé Notícias por nos presentear com essa excelente cobertura! Grata!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui