Ribeirinhos realizam mais um protesto contra instalação da mineradora de ferro em Sento Sé

1
357
Foto: Denilson Marques

Os ribeirinhos dos povoados de Aldeia, Pascoal e Limoeiro (APL) em Sento Sé, realizam ontem (04), mais protesto contra a instalação da minerada de ferro na Serra da Bicuda. As três comunidades possuem 650 residências e cerca de 2.600 pessoas. Moradores dos interiores Retiro de baixo e cima, Cajuí, Volta da Serra, Tombador e Ponta d’Água que ficam próximos a serra da bicuda estão divididos.

Enquanto uma parte teme os efeitos da poluição do ar e possível poluição do lençol freático e do rio, além de outros graves danos ambientais e possibilidade de nova mudança, outra parcela defende o empreendimento, alegando que ele vai criar empregos.

Na festa de São Francisco, fizemos a Primeira Caminhada da Fé. Fomos ao local cobiçado pela mineradora pra iniciar a exploração. Mas poucos conhecem o valor que este local representa. Foi lá que vivemos os melhores momentos de nossas vidas. Por isso lutaremos com toda a nossa força contra esse mal“, disse Denilson Marques.

“Eles se aproveitaram da pandemia, do isolamento da população e aceleraram os trabalhos na Serra da Bicuda. Agora estão desmatando e cavando. Fizeram perfuração de poço para tirar água do subsolo. Eles nos desrespeitaram, nunca fizeram uma reunião com a comunidade para conversar. Procuraram apenas o representante de uma cooperativa, que saiu pedindo para as pessoas assinarem um documento, sem saber do que se tratava” – denuncia a professora Maria Francisca.

Fotos: Denilson Marques

1 COMENTÁRIO

  1. Muitas pessoas estão fascinada com a possibilidade da entrada de dinheiro na região. Gente dinheiro não é tudo. Pra quer ter dinheiro e não ter saúde. Sabemos que uma mineradora polui o ambiente em geral. Será o ar poluído o nosso velho Chico também. De onde vamos tirar água pra beber aliás pra tudo pois sabemos que água é vida. Aqueles que apoiam a mineradora pense nisso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui