Conheça mais sobre o Projeto Tombador, a mina de minério de ferro de Sento Sé

4
1627

Conheça mais sobre o projeto Tombador, cujas reservas minerais totalizam 8,3 milhões de toneladas com teor médio de 67% de ferro. O projeto prevê produção anual média de 772.800 toneladas de granulado de hematita com teor médio de 67% de ferro e uma vida útil de 8 anos.

O que é o projeto Tombador?

É de conhecimento de todos, que a Colomi Iron Mineração Ltda. É uma empresa que está fazendo pesquisa mineral em Sento Sé há mais de 15 anos. Durante todo este tempo, realizou vários estudos técnicos e ambientais detalhados sobre minério de ferro, devidamente autorizados pelos governos estadual e federal para o processo na Agência Nacional de Mineração (ANM) 872.431/2003. Assim surgiu o projeto Tombador.

O minério não é cancerígeno e nem radioativo. Todo o processo de beneficiamento desenvolvido a seco, envolverá apenas britagem e classificação, como numa pedreira. Por isso, não haverá barragem de rejeitos, eliminando-se o risco de impacto ambiental nas águas do Rio São Francisco no Lago de Sobradinho.

Empreendimento devidamente licenciado pelo INEMA

O processo de licenciamento ambiental do projeto Tombador foi iniciado em 2014, portanto, há seis (6) anos, quando realizou-se rigoroso estudo de viabilidade técnica e econômica, de impacto e sustentabilidade ambiental, criteriosamente analisado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) do Estado da Bahia que emitiu as licenças Prévia (LP), em 2015 e, de Instalação (LI), em agosto de 2020.

Assim, o projeto Tombador foi devidamente licenciado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) do Estado da Bahia para ser instalado, o que ocorrerá já neste mês de outubro, por cerca de 6 meses.

Após esta fase inicial de instalação, deverá ser emitida a Licença de Operação (LO) para o início da produção mineral que perdurará por oito (8) anos.

Social e ambientalmente sustentável

O Estudo de Médio Impacto Ambiental (EMI), realizado identificou vários impactos ambientais e sociais para os quais estão previstas dezenas de MEDIDAS para reduzir os impactos negativos e aumentar os positivos, dentre as quais:

Monitoramento da qualidade do ar;
Monitoramento da qualidade da água;
Monitoramento de ruídos;
Resgate de fauna;
Recomposição paisagística
Adequação e sinalização das vias de acesso
Programa de Educação Ambiental
Programa de Comunicação Social
Programa de seleção e contratação de mão de obra
Programa de apoio às comunidades de Sento Sé.

A Comissão de Acompanhamento do Empreendimento (CAE) do projeto Tombador, composta por representantes da Prefeitura, Comunidades e do Empreendimento tem por objetivo monitorar a execução das medidas previstas.

Seja parceiro/a!!

O projeto Tombador gerará em torno de 120 empregos diretos na fase de instalação (6 meses) e 90 na de operação (8 anos). Haverá prioridade para contratação de mão de obra local de Sento Sé e comunidades. Os empregos indiretos na fase de instalação serão de cerca de 600 e, na fase de operação, alcançarão 450.

Será pequeno o número de trabalhadores de fora, o que reduzirá ao mínimo impactos sociais na área da saúde educação, segurança pública, dentre outros, pois a maior parte será contratada em Sento Sé.

Com entrada em circulação dos salários pagos aos trabalhadores por meio do consumo no comércio local e, com a aquisição de produtos para a mina em Sento Sé, gerando novos empregos e renda no município, aumentará a arrecadação de impostos, especialmente do Imposto Sobre Serviços (ISS) na instalação e, na operação, da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) estimada em R$ 10,5 milhões por ano para o município de Sento Sé.

Você sabia?

QUE A MINERAÇÃO É CONSIDERADA DE UTILIDADE PÚBLICA?

QUE NA VIDA MODERNA É MUITO IMPORTANTE A MINERAÇÃO?

Assim, por exemplo, na nossa casa onde todos os materiais usados na construção e equipamentos que utilizamos no nosso dia a dia vem da mineração.

Outro exemplo é o telefone celular que hoje utilizamos muito para nos comunicarmos e enviar vídeos e fotos. Todos os materiais usados na fabricação do celular vêm da mineração.

QUE O USO DO FERRO ocorre principalmente na fabricação do AÇO, mas também de automóveis, eletrodomésticos, na estrutura de nossas casas, escolas, hospitais, estradas, viadutos, ferramentas, máquinas, além de possuir outras infinidades de aplicações?

Saiba mais!

O Estudo de Médio Impacto Ambiental (EMI), definido pelo INEMA para o licenciamento ambiental do projeto Tombador não prevê a realização prévia de Audiência Pública, mas a Colomi Iron após a obtenção da Licença de Instalação está realizando reuniões para esclarecimento do projeto Tombador e do estudo ambiental junto às autoridades e comunidades de Sento Sé.

Esclarecimentos sobre o projeto Tombador foram feitos quando da realização da pesquisa socioambiental, em 2014 / 2015, oportunidade em que se entrevistou aproximadamente 1.400 pessoas, na sede municipal (a maior parte) e nas comunidades próximas: Tombador de Cima, Aldeia, Limoeiro e Pascoal.

Na programação da Comunicação Social do projeto Tombador as reuniões só foram iniciadas após a emissão da Licença de Instalação (LI), para não se criar falsas expectativas na população.

No dia 14 de setembro deste ano, a primeira reunião aconteceu com o Executivo da Prefeitura Municipal de Sento Sé e, a próxima, será no dia 14 de outubro próximo, na Câmara Municipal, com o Legislativo e representantes das associações comunitárias de Sento Sé.

Fique ligado/a!

Em breve divulgaremos notícias sobre o andamento do projeto, da execução das ações dos programas sociais e ambientais e, ainda, será instalada a OUVIDORIA do projeto Tombador! Por meio dela você poderá fazer sugestões, registrar reclamações e solicitar informações e esclarecimentos sobre o andamento do projeto Tombador!

4 COMENTÁRIOS

  1. É o futuro do semiárido Brasileiro, mineração e produção de energia limpa. Esse projeto será um grande avanço de décadas no desenvolvimento do município, e muito se deve ao trabalho do geólogo Dr Hélio.

  2. ha 6 anos que sai do meu lugar sento sé por falta de opção e depois dessa noticia estou muito esperançoso e confiante sabendo que que tem uma empresa desse porte tenho certeza que vai melhorar a vida de muitos moradores pois vai ter seu sustento digno

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui