Já pintou verão: A expectativa é de calor mais forte em Sento Sé

0
48
Foto: Sento Sé Notícias

O verão começou às 7h02 de ontem, segunda-feira (21), o clima deve esquentar ainda mais, segundo os meteorologistas, a temperatura em Sento Sé hoje deve chegar a 34ºC. Não há previsão de chuvas, mas de céu claro e sol brilhante. O clima deve seguir assim até o fim do ano.

No site do Laboratório de Meteorologia da Univasf conta que a expectativa é que durante o verão de 2020-2021 o fenômeno La Ninã seja moderado, ou seja, que esteja próximo da neutralidade. Deste modo, a atual configuração de La Niña somada ao posicionamento mais ao norte da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) vem a desfavorecer a formação de nuvens convectivas sobre o semiárido nordestino.

“Portanto, espera-se que as chuvas de verão do semiárido nordestino sejam de menor intensidade, com uma probabilidade de 40% de ocorrência de baixa pluviosidade entre os meses de Janeiro e Abril”. Segundo a meteorologia esta é a estação mais chuvosa no Brasil, mas em 2021 a climatologia indica que as chuvas podem ficar em nível normal ou ligeiramente abaixo da média, o que aumenta o calor ainda mais.

O meteorologista Giuliano Carlos do Nascimento explica que, este ano, deve fazer mais calor do que nos anos anteriores. Na capital baiana, Salvador a sensação de calor pode chegar a 37ºC. Já no interior do estado, o calor fica ainda maior, com temperaturas alcançando 40ºC.

“Tem uma tendência que essas temperaturas sejam elevadas por conta do La Niña, que é um aquecimento da água do pacífico. Isso faz com que as temperaturas fiquem bem elevadas, principalmente aqui no nordeste”, disse Giuliano.

O verão termina às 6h02 de 20 de março do ano que vem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui