Sento Sé vai ganhar o maior complexo híbrido de energia do Brasil

0
1169

Com a capacidade de produzir um extraordinário volume de energia elétrica, a Quinto Energy vai colocar a Bahia numa posição de destaque na geração de energia elétrica no país, com a implantação do Complexo Eólico e Solar Alfazema, nos municípios de Ibicoara e Barra da Estiva, considerado o segundo maior complexo híbrido em desenvolvimento do país, com capacidade de produzir 5,8 TWh por ano.

De acordo com Rafael Cavalcanti, um dos diretores da empresa, o investimento é de R$ 4,8 bilhões e a estimativa é que possa gerar cerca de 11 mil empregos diretos.

O projeto, considerado um dos maiores em produção de energia no país, só é superado pelo projeto Castanheira, também desenvolvido pela Quinto Energy no município de Sento-Sé, na região norte da Bahia.

De acordo com Rafael, o projeto Alfazema “é uma iniciativa com alto impacto positivo para o meio ambiente, evitando a emissão de 1,7milhão de toneladas de Co2 na atmosfera e com capacidade de abastecer uma metrópole com cerca de 2,4 milhões de residências populares, com suas 280 turbinas aerogeradoras“, explicou.

Os trâmites burocráticos, que envolvem a regularização fundiária, a integração social das comunidades locais, o licenciamentos e os projeto de engenharia estão bem adiantados e a previsão é que no final de 2022, no mais tardar no início de 2023, já seja possível iniciar a etapa de construção.

Para o diretor da Quinto Energy “a implantação desse polo energético deve proporcionar a geração de milhares de empregos, dando um “boom” econômico na região, beneficiando a comunidade, setores como o comércio, serviços, hotelaria, sem falar dos produtores rurais envolvidos no projeto, que poderão ter uma renda complementar muito interessante com arrendamento de terras para implantação das torres, além da participação proporcional no faturamento da energia gerada nas torres instaladas na sua propriedade“, pontuou Rafael Cavalcanti.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui