Bahia recebe nova remessa de vacinas contra Covid-19 e Sento Sé fica de fora porque não alcançou meta de vacinação

0
456

Segundo o painel de vacinação no portal da transparência da Bahia, Sento Sé só utilizou 83,7% das doses recebidas anteriormente, aplicadas em 1ª dose, por isso não atende o novo critério da Sesab que é de ter utilizado 85% das doses anteriormente recebida para receber essa nova remessa do imunizante.

A Bahia recebeu ontem por volta das 23:10h no aeroporto de Salvador 178.600 doses do imunizante produzida pelo Instituto Butantã, que após a organização das doses, feita pela equipe de coordenação de imunização do Estado foram enviadas pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar para as centros regionais no interior da Bahia, de onde serão despachadas para os municípios.

Segundo a coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças, somente os municípios que já utilizaram 85% das doses anteriormente recebidas terão nova remessa. Ela explica que esta decisão foi definida em reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite – instância que reúne representantes das secretarias municipais de saúde e da Secretaria da Saúde do Estado).

Metade das doses que seria enviado para os municípios que não cumpriram a meta serão redistribuídos para aqueles que já tiverem utilizado mais de 90%. A outra metade ficará armazenada na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos da Secretaria da Saúde do Estado. Esta estratégia não foi uma imposição da Sesab e sim uma deliberação feita de forma conjunta com os municípios”, afirma.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas destaca que o Estado tem feito um apelo adicional para que os municípios ao receberem as doses, utilizem elas em até 48 horas. “Quanto mais rápido a gente vacinar, menos pessoas vão contrair a doença e menor será o número daquelas que vão precisar de leitos de UTI”, pontua.

Lucas Lima – Sento Sé Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui