O panorama da pandemia da Covid-19 em Sento Sé

0
99
Foto: Divulgação - Sento Sé Notícias

Desde o início da pandemia onde foram confirmado os primeiros casos da Covid-19 em Sento Sé, no dia 01 de Junho de 2020, 726 pessoas já foram infectadas pelo vírus até a última atualização do Boletim Epidemiológico de ontem (27), ou seja, 1,7% da população sento-seense já teve Covid.

CASOS CONFIRMADOS

Com 2.856 notificações, 726 pessoas testaram positivo para Covid-19, confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Publica da Bahia (Lacen) e por teste rápido. 05 pacientes aguardam resultados, segundo a última atualização.

PACIENTES RECUPERADOS

93,3% dos pacientes que foram infectados, se recuperaram, ou seja, receberam alta por cura clínica, que é quando o paciente não apresenta mais sintomas da doença, após 14 dias. 21 pacientes ainda estão infectados pela COVID-19, ou seja, Sento Sé possui 21 casos ativos.

ÓBITOS

Sento Sé registrou os primeiros óbitos, pouco mais de um mês do primeiro caso ser confirmado na cidade, no dia 06 de Julho de 2020, um homem de 34 anos e uma mulher de 82 anos foram as primeiras vítimas que tiveram a vida interrompida pela Covid-19 no município, de lá pra cá, 27 pessoas já vieram a óbito, sendo a última no dia 17 de Abril, sendo uma mulher de 24 anos. Diante deste fato, 3,7% das pessoas infectadas não resistiram.

VACINAÇÃO

De acordo com a SMS, 4.688 pessoas já foram imunizadas no município, dentro dos grupos prioritários, 96,6% das doses recebidas, já foram aplicadas e atende o critério da Sesab, para receber nova remessa de doses do imunizante, que é ter aplicado 85% ou mais das doses recebidas anteriormente. O último lote recebido foi no último dia 23, onde Sento Sé recebeu 530 doses do imunizante.

A Assessoria de Comunicação da Secretária de Saúde informou sobre os envios dos dados à Sesab para atualização do Painel de Vacinação, no Portal da transparência da Bahia. “Nem sempre, ou quase nunca, vai coincidir, por conta da inserção dos dados. Nosso município é grande e nem sempre dar tempo enviar os dados imediatamente, pois se trata de uma ação minuciosa e cuidadosa”.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO

A Secretaria de Saúde segue vacinando os idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores da educação de que tenham acima de 45 anos.

Dia 28 – Piri, Cajuí e Volta da Serra;

De 29/04 à 01/05 – Maravilha, Barreiro da Ema, Pau D’Arco e toda região das Ilhas
Dia 01/05: Cabeludas, Limoeiro, Sítio, Fartura e Lages.

Está ocorrendo também a campanha da influenza, vacinando crianças, gestantes e puérperas.

AÇÕES DO PODER PÚBLICO

Diversas ações da prefeitura para conter o avanço do contágio em nosso município já foram realizadas. Nos primeiros dias foram feitas a desinfecção das ruas com maior maior circulação de pessoas, criação de barreiras sanitárias na sede e no interior, decretos publicados em Diário Oficial do Município, com fechamento do comércio não essencial, toques de recolher, e decretou estado de emergência em saúde pública no âmbito territorial do município de Sento Sé.

PESSOAS INTERNADAS

Até o fechamento da matéria, não tivemos resposta se há algum paciente com Covid-19 internado no hospital de Sento Sé ou de outras cidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui