Sento Sé completa 189 anos de emancipação política

0
78
Praça João Nunes Sento Sé. Foto: Devid Carvalho
Foto: Sento Sé Notícias

Emancipado em 06 de Julho de 1832, por decreto imperial, o município de Sento Sé, no norte da Bahia completa hoje, terça-feira (06/07), 189 anos de emancipação política. Entre 1753 e 1755, foi criada a Freguesia de Sento Sé, e a 06 de julho de 1832, um Decreto Lei transferiu esta freguesia à categoria de município.

Sua instalação oficial deu se no dia 21 de novembro de 1883. Confirmava-se então a emancipação política de Sento Sé que passou a receber o nome da Vila do Sento Sé. Em 1934, um decreto estadual altera o nome do município para Sento Sé.

O nome é originário de uma tribo indígena chamada “Centoce”. Os primeiros povoadores foram portugueses vindos de lavouras de cana-de-açúcar e edificaram engenhos e por muitos anos imperou o coronelismo.

Vídeo: A memória dos Atingidos de Sento Sé pela barragem de Sobradinho

Leia mais sobre a história do município de Sento Sé

História de Sento Sé em Cordel

Na década de 1970, a cidade de Sento Sé passou por um dos seus momentos mais delicados. A construção da Barragem de Sobradinho, obrigou a relocação geográfica da sede do município e outras localidades próximas que também foram atingidas pelas águas do então formado Lago de Sobradinho. A nova sede do município foi instalada 62 quilômetros distante da cidade velha, tendo a efetivação da transferência em 1974, através da Lei Estadual nº 3347.

Por nove anos o município passou a ser Área de Segurança Nacional, tendo como prefeito nomeado Demóstenes Nunes Sento Sé. Ele recebeu a Chave da Cidade numa solenidade de posse ocorrida a 13 de maio de 1977, que ficou registrada como a data de aniversário da cidade. Mas, na verdade o aniversário se deu no dia 16 do mês de outubro, data em que a Chesf entregou a nova Sento Sé à população.

Nova Sento Sé

A cidade está situada no norte da Bahia, localizada na borda do Rio São Francisco. O município ocupa a terceira maior extensão territorial do estado, com 12.871 km2. Com mais de 300 km de margem fluvial, é o maior reservatório de água da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) e um dos maiores de água doce do Nordeste. Sento Sé possui a maior área de caatinga preservada do planeta, é hoje um gigante nacional na geração de energia sustentável. Com 60 povoados e mais de 150 localidades habitadas, está dividido em sete distritos: Sede, Pirí, Américo Alves, Cajuí, Piçarrão, Amaniú e Minas de Mimoso.

No passado o município já foi referência na agricultura e pesca; mas nos últimos anos os ventos são a bola da vez. Os investimentos em energia limpa e renovável se constitui um importante marco. Na Bahia, Sento Sé é o município que mais têm investimentos provenientes de parques eólicos com aproximadamente 25 usinas, colocando Sento Sé em primeiro lugar no estado, no que se refere a capacidade de produção de energia eólica. Ainda há, a possibilidade de mais investimento no setor de produção de energia eólica e a produção de energia solar também está chegando.

Ademais, tem as pedras preciosas como: cristal, ametista, rutilo; minério metálico: cobre, galena e ferro; pedras ornamentais: quartzo e quartzito; mármore de todas as cores e até os mais nobres como mármore branco/preto absoluto. Além de ouro, esmeralda e manganês.

O Parque Nacional do Boqueirão da Onça e Área de Proteção Ambiental do Boqueirão da Onça são de proteção ambiental Federais. A maior parte do parque está inserido no município de Sento Sé, a área ainda conta com território de Campo Formoso, Juazeiro, Sobradinho e Umburanas; todos com refúgios de animais e de vegetação nativa exuberante.

Seus nomes foram titulados, porquê, no Parque tem uma Serra com o nome de Boqueirão da Onça. Por coincidência, a área do parque e da área de proteção ambiental, guarda a maior população de onças-pintadas do bioma Caatinga. O Boqueirão da Onça é uma área de, aproximadamente, 347 mil hectares e a área de proteção de 505 mil hectares; repletas de cavernas, grutas, cânions e pinturas rupestres.

Textos: Arquivo/Sento Sé Notícias e Tâmara Tárcia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui