Sento Sé: Distrito do Pirí completa 45 anos

0
8
Foto: Tony Lopes

Neste 22 de julho a comunidade do distrito do Pirí, em Sento Sé (BA), celebra mais um ano de fundação. Com uma população estimada em 5 mil habitantes, uma extensão aproximada de 240 mil m² e distante da sede do município 63 Km, a localidade comemora hoje 45 anos de existência. O distrito Pirí é marcado por uma forte riqueza cultural que tem como destaque desse legado, a tradicional Festa do Vaqueiro, que sempre acontece nada data de aniversário do distrito. Este ano a festa não acontece, devido a pandemia, somente a procissão, a partir dás 16h30, em formato de carreata, contando com a participação de apenas um vaqueiro.

Criada há mais de 40 anos pelos padres missionários no período das santas missões no antigo Pirí, a festa é uma das mais bonitas e esperada por toda redondeza, pois além de reunir família e amigos e tornar o Pirí um lugar de destaque no cenário turístico, traz os vaqueiros que nas primeiras horas do dia concentram-se na entrada da cidade todos caracterizados recepcionando os vaqueiros que chegam das cidades vizinhas montados em seus cavalos para desfilarem pelas ruas da comunidade entoando toadas até chegar à igreja. No final do dia todos acompanham a procissão levando sempre a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e a santa missa aos pés da Santa Cruz, momento de graça e bênção para a comunidade e vaqueiros.

Pirí – Segundo a versão eletrônica do novo Dicionário Aurélio (2006) é de origem Tupi e significa junco, que por sua vez trata-se de uma espécie da família das ciperáceas, que cresce nos terrenos pantanosos, e da qual se fazem esteiras. O distrito está localizado a margem esquerda do lago de sobradinho, e foi em 1976 que essa terra que hoje é uma grande importadora de cebola, peixe e melancia, começou a receber seus primeiros moradores, que construíram suas casas ainda em taipa.

Texto: Gardennia Garibalde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui